sábado, 9 de outubro de 2010

Carmem & Karmem


   Fiz este trabalho para o grupo GDN (Grupo Diversidade Niterói), para sair como banner em um dos carros da parada LGBT da minha cidade (Niterói) no ano de 2009. Era centenário de Carmem Miranda e na verdade não tive muita dificuldade em idealizar o trabalho. Estudei muito e fiz diversos croquís até chegar neste aqui:




   Após estudos de cor e escolhas de material cheguei ao trabalho própriamente dito. Chegaram algumas críticas a mim, mas eu as encarei de maneira positiva. Porém a aceitação do público foi muito boa.

   Eu não podia usar a Carmem, pois sua imagem não é liberada. E na verdade eu nem gostaria de fazer isso. Preferi interpretar ela a minha maneira e fazendo um link entre a diva dos anos 30 e as drags do nosso tempo. Quando se olha para essa figura sua orientação psíquica, psicológica, moral e sei lá oq mais, tende a ver aí uma mulher, mas na verdade não há nada que justifique isso! Batom? Unhas pintadas? Rosto suave? Nos nossos dias as coisas são diferentes. E apartir desses questionamentos podemos ver nessa Carmem com "K" (adoro essa letra) um figura andrógena, ou seja ambígua e multifacetada.

Adorei fazer este trabalho. Usei como técnica minha velha canetinha nanquim e ecoline.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...