sexta-feira, 19 de novembro de 2010

19 de Novembro - Dia da Bandeira

Brasil - Rodrigo Rodrigues

   Parabéns ao nosso maior símbolo! Viva a Bandeira Nacional! 
   Nossa bandeira como a conhecemos hoje foi criada em 15 de novembro de 1889, apenas 4 dias depois da proclamação da república. Houve um concurso onde grandes nomes da sociedade deram idéias para sua nova configuração. Idéias como a do Barão do Rio Branco tentariam mudar as cores para vermelho, preto e branco. Além disso a primeira idéia logo rejeitada era uma versão "canarinho" da bandeira dos EUA.
   Nunca houve um decreto oficial que nos pudesse dizer o real significado das cores. Pela heráldica, o verde e o amarelo faziam alusão as casas Reais de Bragança (D. Pedro I) e Habsburgo (D. Leopoldina), respectivamente. No entanto é mais conhecida a interpretação popular de que o verde representaria as matas, o amarelo o minério e as riquezas, e o azul o céu.  
   O posicionamento das estrelas na esfera central é um retrato fiel do céu carioca ao meio dia, quando foi proclamada a república e a frase "Ordem e Progresso" na verdade é uma abreviação do lema francês "L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but" que quer dizer:
 
O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.
( Auguste Comte)

   É isso... para mais informações a Wikipedia tá aí. É muito bom conhecermos e valorizarmos os símbolos nacionais, pois eles contam nossa história e assim como nossas carteiras, são nossa identidade diante outras nações.

Fiz essa ilustração basicamente à guache.

3 comentários:

  1. se desenhou que eu vi
    UHAUHAUAHAUH
    mas arpovo seu patriotismo, tb sou desses.
    =D viva nossa linda bandeira

    ResponderExcluir
  2. Brasil!!!!
    ahhhhhhhh
    Que eu posso fazer?
    Gostei muito do desenho, e viva a bandeira nacional!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...